Bandeira Vermelha – Entenda como funciona a bandeira tarifaria

O termo bandeira vermelha que é popularmente utilizado nada mais é que uma das várias bandeiras tarifárias usadas pela sua concessionária de energia, que é calculado e gerenciado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Mas você sabe realmente o que significa a bandeira que vem informada em sua fatura de consumo de energia elétrica? Hoje vamos esclarecer um pouco sobre isso.

As bandeiras tarifárias são parte de um sistema que serve para mostrar ao consumidor o verdadeiro custo da geração da energia elétrica e isso é feito através do uso de três cores (verde, amarelo e vermelho), e isso indica ao consumidor se a energia irá custar mais ou menos, tendo por base as condições da geração da eletricidade. Isso possibilita ao consumidor ter informação para usar a eletricidade de forma mais consciente.

agora como é definido qual bandeira estará vigente?

Todos os meses, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são analisadas pela ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, que define a melhor estratégia de geração de energia. A partir dessa avaliação, define-se a previsão de geração hidráulica e térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo.

Desse modo, para cada nível de geração hidráulica e térmica tem-se uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês.

A quem se aplica as bandeiras tarifárias?

Como as bandeiras tarifárias são calculadas através das contas de energia, todos que estão cativos as concessionárias estão sujeitos as bandeiras tarifárias, independente de sua classe de consumo. Tendo como exceção consumidores que possuem sistemas isolados.

fonte: https://www.aneel.gov.br/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *