Uma solução vem se colocando como destaque para essas preocupações do produtor rural, a energia solar fotovoltaica. O sistema que geram a energia elétrica através da energia solar podem ser instaladas de duas formas on-grid ou off-grid onde:
- on-grid: sistema conectado à rede
- off-grid: sistema isolado
No primeiro caso (on-grid) o consumidor gera a própria energia e gera créditos junto à concessionária local, fazendo com que tenha uma redução em sua conta de aproximadamente 95%, já no segundo modelo (off-grid) é utilizada em locais remotos, onde não há rede de distribuição de energia elétrica ou em substituição dos geradores a combustão. Os sistemas off-grid, no meio rural, são geralmente utilizados para suprir bombas para retirada de água de poço e irrigação. Esse sistema é composto pelas placas fotovoltaicas, cabos, conectores e exige um inversor específico para partida suave de motores, que converte corrente contínua em alternada. Assim, o sistema permite que agricultor utilize a bomba durante todo o tempo que tiver radiação solar, também possibilita o armazenamento do excedente gerado em baterias para ser usada fora do horário de incidência solar e utilize a energia onde a rede de distribuição não chega, sanando os problemas relacionado à má qualidade da energia distribuída (queda de energia, oscilação de tensão etc.) variáveis que, quando não são bem equalizadas, podem danificar motores.
Para facilitar a implantação desta solução hoje já temos a facilitação de acesso a créditos para instalação de sistemas solares em propriedades rurais. Onde o produtor rural não precisa desembolsar o investimento inicial necessário, mas sim trocar o valor da sua conta de energia pela parcela do financiamento. E ao termino das parcelas, você corta seus gastos com energia.